É uma psicoterapia que busca o autoconhecimento através da exploração do inconsciente pessoal, do inconsciente coletivo, dos sÃmbolos, dos mitos, dos sonhos e das imagens. Para Jung, o ser humano é visto como único e indivisÃvel. Nessa abordagem objetivamos a individuação, ou seja, trabalhamos no sentido de conseguirmos ser quem de fato somos, da autorrealização e da autorresponsabilidade.
É uma psicoterapia direcionada para as questões da sexualidade a partir de uma escuta analÃtica junguiana, que considera qualquer dificuldade sexual a porta de entrada para um processo de autoconhecimento, melhora da qualidade de vida e resolução da queixa. Parte-se do pressuposto que sexo e sexualidade fazem parte de uma totalidade. O ser humano aqui, junto com seus sintomas, suas dificuldades e suas qualidades é compreendido como um ser inteiro.
Sexo se refere ao ato sexual ou à s caracterÃsticas biológicas. O sexo faz parte da sexualidade. Sexualidade é um conceito amplo que diz respeito ao jeito de ser e estar do indivÃduo no mundo. Faz parte da sexualidade a orientação sexual, identidade de gênero, erotismo, prazer, sensualidade, sensorialidade, intimidade e reprodução.
