top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeta Comunicação

Falta de Libido

A falta de libido é a principal queixa de 65% das mulheres que procuram ajuda médica Além da falta de desejo sexual, 23% das mulheres disseram sofrer de anorgasmia (incapacidade de atingir o orgasmo).

As causas da falta de líbido são várias. Estão relacionadas, principalmente, ao modo de vida das mulheres. Hoje as mulheres desenvolvem vários papéis e, em primeiro lugar, está o papel profissional, papel de mãe, de irmã, e de tia. E o papel de amante é o último no plano de prioridade. O que a gente vê é que falta investimento nas relações.

Outros fatores podem afetar a libido como o estresse, cirurgias, conflitos no relacionamento, a monotonia conjugal, e a síndrome da porta giratória – quando um filho volta a morar em casa e passa a atrapalhar a dinâmica do casal.

Um indivíduo é considerado assexual quando não sente atração por ninguém e é indiferente a relações sexuais. Há um debate sobre esse assunto: algumas pessoas acreditam que a assexualidade é uma orientação sexual, enquanto outros discordam e associam o problema à falta de libido e distúrbios emocionais.

É um problema de saúde?

Não ter vontade de fazer sexo divide opiniões: pode ser um problema de saúde ou uma opção de cada um. Porém, a falta de libido pode ocorrer por motivos como depressão, uso contínuo de antidepressivos, estresse ou baixa autoestima. Pode surgir de diversos fatores e em todas as idades, principalmente no processo de envelhecimento. Ainda existe uma crença errônea de que sexo é coisa para jovem ou que o corpo maduro já não atrai mais o parceiro.

O que a pessoa sem libido deve fazer?

Antes de tomar qualquer atitude, a pessoa que não sente desejo sexual deve observar se ela sempre foi assim ou se a questão é atual. Nem sempre a pessoa sabe explicar sua falta de libido, já que pode considerar normal não ter tanto apetite sexual. Se não tiver dificuldade de apontar o problema, deve buscar o auxílio que julgar melhor. Se uma mulher é sempre fogosa e, subitamente, sente uma diminuição da libido ou a completa falta de apetite sexual, pode estar sofrendo de alguma doença, como o hipotireoidismo, o diabetes, ou a consequência do climatério.

Não gostar de sexo pode trazer problemas?

Em algumas pessoas, a falta da atividade sexual interfere na saúde, autoestima e humor. No entanto, há pessoas que conseguem compensar essa ausência, já que o foco pode ser o trabalho voluntário, a dedicação ao próximo ou a produção artística. Lembrando que o mais importante é procurar a ajuda de um médico – ele pode apontar se a falta de libido é causada por fatores como álcool, fumo, disfunções sexuais, obesidade, crises conjugais e até casos graves de depressão.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page