top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeta Comunicação

Assexualidade

Sua definição exata ainda é muito controverso, mas há um relativo consenso que se caracteriza pela indiferença à prática sexual. É uma orientação sexual. Uma pessoa é assexuada assim como outra pessoa é heterossexual, e outra homossexual. 2- Essas pessoas não sentem impulsos sexuais?

Existem subtipos. Impulsos sexuais todos temos. Não há interesse na prática sexual com outra pessoa. Neste caso específico, embora não exista motivação sexual na direção de satisfazer o desejo em relação à outro indivíduo, muitos mantém a atividade masturbatória objetivando alívio físico. 3- Do ponto de vista psicológico, existe algum problema com a assexualidade?

Nenhum problema. Não necessariamente o assexuado vivenciou algum trauma na infância, sofreu alguma violência sexual, tem problemas de relacionamentos sociais ou com pessoas do sexo oposto. É apenas uma orientação sexual. O assexuado não escolhe não sentir desejo, não passa por este crivo, ele apenas sente desta maneira. 4- A assexualidade pode ser considerada uma orientação sexual?

Sim. 5- Pessoas assexuadas geralmente têm que faixa etária?

Pessoas assexuadas desenvolvem-se sexualmente dentro desta orientação, amadurecem dentro deste espectro. 6- A assexualidade pode ser decorrente de algum problema hormonal, ou trauma?

Não. Isto seria, possivelmente, um transtorno de desejo hipoativo, ou seja, pessoas que sofrem uma alteração na libido decorrente de problemas orgânicos ou situações emocionais que provocaram o afastamento de atividades sexuais. 7- É possível reverter a assexualidade?

Não há o que revertido, não há incômodo em ser assexuado. O que pode existir são incômodos de ordem social pelo possível sentimento de inadequação de se viver dentro de uma sociedade extremamente sexualizada. .

8- Não ter impulsos sexuais afeta a felicidade da pessoa? e as outras áreas da vida, como profissional, chega a sofrer com isso?

Não é que esta pessoa não tenha impulsos sexuais. O que ela não tem é o desejo sexual e a vontade de satisfação sexual direcionado a outrem. Não necessariamente isto vai atrapalhá-la em outras áreas da vida. 9- Assexualidade precisa de tratamento? é recomendada a terapia?

A psicoterapia é recomendada apenas se o indivíduo tiver demanda. Se, por algum motivo, esta questão lhe provoca desconforto.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page